Transformamos Comunidades Através da Permacultura

senhora

Instituto de Permacultura de Moçambique

O Instituto de Permacultura de Moçambique (IPERMO) nasceu da iniciativa de Ali Sharif, um permacultor de origem iraniana e discípulo de Bill Mollison, fundador da Permacultura. Sharif, em conjunto com moçambicanos visionários, decidiu introduzir e promover esta abordagem sustentável no país. Ele trouxe consigo uma vasta experiência acumulada ao longo de anos de trabalho no Brasil e em outros países da América Latina.

O IPERMO foi oficialmente registado segundo a Lei Moçambicana de Associações. Desde 2012, sua sede e área de actuação estão localizadas no distrito de Boane, extremo sul da província de Maputo, no bairro Marien Ngouabi, comunidade de Mahubo, km 10.

O IPERMO estabeleceu-se como um instituto com o propósito de gerar conhecimento, compartilhá-lo e capacitar pessoas, ajudando-as a aplicar as habilidades adquiridas para melhorar as condições de vida de suas famílias e comunidades, beneficiando tanto as gerações atuais quanto futuras. A permacultura foi adoptada como ciência central por oferecer um conjunto de padrões e princípios que podem ser aplicados em várias áreas da vida humana, desde a agricultura e construção ecológica até às tecnologias apropriadas, educação, economia e gestão ambiental.

A Nossa História

Fundado em 2011 por Ali Sharif e um grupo de moçambicanos, com o objectivo de introduzir a ciência da permacultura em Moçambique. Oficialmente registado a 11 de Novembro de 2011, nos termos da Lei Moçambicana de Associações. A Rede CAME serviu de base institucional para a criação e desenvolvimento do IPERMO.

O que nos move

map

Visão

Comunidades Moçambicanas capazes de liderar processos de desenvolvimento local sustentável, adoptar tecnologias inovadoras, promover diálogos e parcerias com o governo, sociedade civil e sector privado e promover mecanismos participativos de tomada de decisões, reforçando em particular o papel das mulheres, jovens e crianças, rumo à erradicação da pobreza.

missao

Missão

Gerar, gerir e transferir conhecimentos e novas tecnologias, especialmente no domínio da permacultura, visando fortalecer as capacidades das comunidades desfavorecidas, com o objetivo de vencer a pobreza e promover a justiça social em Moçambique.

Valores

Valores

Honestidade
Transparência
Credibilidade
Gestão participativa
Boa educação
Sentido de propriedade da organização